terça-feira, 2 de junho de 2009

8th




Nossa, dias longe daqui. Criei outro blog, era tarefa do curso da Perestroika. Legal, wordpress que tem mais recursos que o Blogspot. Mas não bateu, sabe? Esse aqui foi criado pela best friend então tem um carinho especial. Hehe, bem louco ter carinho por tecnologia né? É que ainda sou do tempo que atitude é mais importante do que muitas outras coisas.

Já li em diversos blogs e sites sobre o Vik Muniz no Masp. Mas não tem como não escrever... Quem teve a chance de colocar os olhos e curtir o trabalho do cara não consegue ficar indiferente. São várias obras, a história delas e o processo criativo. Os motivos, os fatos que o fizeram chegar no que queria fazer. Tudo é incrível. Imagino que cada pessoa tenha uma obra preferida. De longe o que mais me impressionou foram os primeiros desenhos dele. No início da carreira de desenhista ele perdeu um livro que tinha fotos históricas, tipo o famoso beijo na Times Square, os meninos no Vietnan correndo nus, Neil Armstrong pisando na Lua. Vik, para recuperar aquelas fotos de que gostava reproduziu-as de memória. Foi tentando técnicas que deixavam-nas sem foco a ponto de parecerem ainda mais com as originais. Bom, o resultado é absurdamente incrível. As reproduções são muito fiéis. A partir daí ele passou a fazer obras que alteram o comportamento das pessoas qundo em contato com elas. Para "ver" as telas feitas com mini soldadinhos vc tem que se afastar, dar passos pra trás. O mesmo acontece em várias outras. Divertido, diferente. Curioso. Ficaria horas no Masp analisando. Quer dizer, de fato fiquei horas no Masp olhando os mínimos detalhes. O legal da exposição é que tem uma sequência de vídeos mostrando a execução dos trabalhos, além de um vídeo em que o próprio Vik conta toda a trajetória dele e fala sobre obras e como foram feitas. Vale muito a pena ir. Aliás, recomendo um almocinho no Spot que é super perto do Masp depois de babar nas obras do cara. Fiz exatamente esse roteiro e foi delícia!

- masp

- vikmuniz.net
- spot

Um comentário:

  1. Querida!
    adorei o carinho especial pelo brógui! Tem um puta carinho de quem fez tb! Mas se quiser migrar pro wordpress, vai fundo. O que importa é o sentimento e não o que vem antes do ponto com.
    deliiiiicciiiaaa o teu roteiro, apesar de quase-quase paulistana da gema já, mas com alma viamonense, vou fazer esse roteiro com a minha irmazinha neste findi. otima dica!

    Bjos, querida. Saudade imensa.

    ResponderExcluir